O que é Fotobiomodulação?
A LEDTERAPIA também conhecida como fotobiomodulação é um tratamento totalmente natural e não invasivo que atua no corpo em nível celular.
Todos os seres vivos precisam produzir trifosfato de adenosina (ATP) ou energia celular. O ATP é a fonte de energia de todas as células do corpo, sem a qual não funcionamos!
E como a fotobiomodulação afeta a energia celular? Absorvendo a luz vermelha através da pele.
A LEDTERAPIA ao ser aplicada na pele, proporciona a ligação do óxido nítrico ao oxigênio, produzindo trifosfato de adenosina, que é a energia celular, que ajuda a enviar sinais vitais da mitocôndria para o núcleo.
Com isso, diversas condições que são causadas por disfunção mitocondrial, teoricamente podem ser tratadas com o uso das luzes.
Veja os equipamentos que utilizamos para aplicação das luzes:
Capacete InfraRed: Indicado para estimular a oxigenação cerebral e microcirculação local. Oferece vários benefícios como aumento do fluxo sanguíneo, redução de edema, neuroproteção, neurogênese (processo de formação de novos neurónios no cérebro), e efeito anti-inflamatório.
Pode ser realizada como tratamento coadjuvante para prevenção e problemas neurológicos como:
- Depressão
- Ansiedade
- Síndrome do pânico
- Distúrbios do sono
- Alzheimer
- Parkinson
- Sequelas de AVC
- Sequelas Pós Covid
- Aumento da performance cerebral
Manta / placa de LED: Age diretamente no tratamento de dores e lesões musculares, nos tendões e articulações, além de acelerar o processo de recuperação muscular. Auxilia também no tratamento de órgãos.
Seus principais benefícios são:
- Prepara o músculo para atividade física;
- Alívio da dor crônica e aguda;
- Melhora a microcirculação local e o fluxo linfático;
- Modula o estresse oxidativo e acelera a remoção do ácido lático (Recuperação muscular)
- Auxilia na contração muscular;
- Age na detoxificação de órgãos emunctórios como: intestinos, fígado, rins/supra renais e pulmões
Neuromodulação auricular: O equipamento EL30 Finder de aplicação auricular, gera estímulos elétricos pulsados em baixa intensidade para sensibilizar os pontos transcutâneos de acupuntura. Tais estímulos, quando em contato com as estruturas biológicas, tem a capacidade de produzir respostas terapêuticas, como o tratamento de dor aguda ou espasmo muscular persistente, além de dor de origem visceral como em um pós-operatório. Em geral, se utiliza a eletroacupuntura em paralelo à outros tratamentos, para otimiza-lo.
O EL30 Finder (Equipamento Registrado na ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é um equipamento 2 em 1 e tem também a função localização, que serve para a exploração e detecção de pontos no corpo humano onde a terapia de eletroestimulação é assimilada de melhor forma. Quando operando nesta modalidade, o equipamento utiliza micro correntes para avaliar a permeabilidade elétrica da área avaliada.
Assim temos:
- Equipamento Dois em Um: Localizador de pontos (exploração e detecção), Estimulador (tonificação e sedação)
- Caneta Diferencial que é uma ponteira de dupla detecção, utilizada para detectar os "Pontos Silver e Pontos Gold" de acordo com a técnica de aurículoterapia francesa. A caneta diferencial possui um botão para estimulação e assim, logo que o terapeuta localizar o ponto desejado, basta pressionar o botão para que seja feita a eletroestimulação utilizando a ponteira da caneta.
Odontollux Sublingual: Foi desenvolvido para a terapia ILIB (Irradiação de Luz LED sobre o Sangue), aplicado diretamente de forma sublingual, com 100% de aproveitamento da luz. Age diretamente no combate dos radicais livres de oxigênio, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e, consequentemente, dos tecidos, e possui efeito anti-inflamatório.
As principais indicações da aplicação ILIB são:
- Tratamento do Diabetes Mellitus;
- Colesterol;
- Hipertensão;
- Doenças inflamatórias;
- Dores crônicas;
- Auxilia no Sistema Imunológico;
- Auxilia na cicatrização;
- Auxilia no tratamento de Esteatose Hepática;
- Doenças do sistema respiratório;
- Doenças Cardiovasculares;
- Doenças do sistema vascular periférico.